BLOG
Recomendações para as festas de final de ano durante a pandemia
sexta, 18 de dezembro de 2020

Reunir-se com os familiares e amigos para as tradicionais festas de final de ano tem sido um grande dilema para muitas pessoas nesta época. Isso porque a pandemia de Covid-19 não acabou, o número de casos vem aumentando nas últimas semanas e a data para o início da vacinação ainda é incerta.
Diante disso, o Blog da #BPA consultou à pneumologista da Beneficência Portuguesa de Amparo, Dra. Maria Carolina Maciel de Azevedo Gouveia a respeito dos cuidados a serem tomados durante essas confraternizações.
Confira o depoimento na íntegra:
“Chegamos ao tão aguardado final de 2020. Porém, se formos celebrar as festas de Natal e Réveillon da forma que tradicionalmente o fazemos, neste momento epidemiológico (de alta dos casos de COVID-19), poderá ocorrer um repique brutal no número de casos. A OMS afirma que a “aposta mais segura” para as famílias é renunciar às festas de fim de ano presenciais.
O Estado de São Paulo registrou na data de 14/12/20, 44.050 óbitos e 1.337.016 casos confirmados do novo coronavírus; as internações cresceram 5% e a média de casos subiu 4%. Comparando-se com os dados da semana epidemiológica anterior, observamos que a média diária de novas mortes cresceu 9% – foi de 143 por dia, contra 132 na anterior. Em Campinas (SP) registrou-se - nesta mesma data - ocupação de 85,71% dos leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19. Em relação ao boletim anterior, divulgado em 11/12, houve um aumento de cinco internações em leitos de terapia intensiva - é o maior número desde 29 de setembro.
Esse aumento de dados sugere realmente o início de uma “segunda onda” em nosso horizonte. Isso provavelmente está ocorrendo por conta da chamada “fadiga epidemiológica”, que consiste no cansaço de adotar as medidas de prevenção necessárias, como o distanciamento social e o uso de máscara, além de um “otimismo” em relação à vacina, o que até o presente momento, tem se mostrado incerto no Brasil quanto à sua chegada, além do fato do processo de imunização da população ser longo. Na cidade de Amparo, no boletim de 14/12/20, temos confirmados 1.397 casos, 223 suspeitos e 34 mortes pela COVID-19, com 100% de ocupação nas UTIs de ambos os hospitais da cidade.
Diversos Estados e Municípios vêm elaborando novos (e ajustando antigos) decretos tendo por objetivo o reforço em ações de enfrentamento da pandemia, que vão desde horários e capacidade reduzidos em comércios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza, shoppings, escritórios, concessionárias etc., assim como a proibição de venda de bebidas em bares, proibição de festas de ano novo em restaurantes e clubes, e a decisão de muitos municípios em não organizar as famosas festas oficiais de final de ano, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas.
As confraternizações e viagens, comuns nesse período de festas, devem ser revistas e as medidas de prevenção de contaminação devem continuar sendo prioridade. Muitas pessoas estão indo à bares, praias e shoppings, sem o distanciamento adequado. Existe ainda a exposição em aeroportos, estações de ônibus, transportes públicos, postos de gasolina e paradas de descanso, lugares onde pode se expor ao vírus através do ar e de superfícies contaminadas.
Vários especialistas são categóricos quanto à recomendação de festas virtuais ou, se presenciais, apenas com pessoas que moram na mesma casa. Se, mesmo sabendo dos riscos, optar-se por uma festa presencial, tentar minimizá-los.
Devem evitar de ir às festas: idosos, portadores de doenças crônicas, obesos e pessoas em tratamento que comprometem a imunidade do corpo. Pessoas com sintomas de COVID ou que tiveram contato com algum caso confirmado da doença não devem sair de casa em hipótese alguma.
Os encontros mais prolongados, representam maior risco. Porém, não há garantia de que em uma hora de reunião, ninguém será contaminado pelo coronavírus.
O CDC (Centro de Controle de Doenças) recomenda que o número de pessoas em uma reunião deva ser determinado pela possibilidade do distanciamento de 1,80m entre os presentes. O local ideal para reuniões são os locais abertos, ao ar livre. Se não for possível, optar-se por ambientes internos bastante ventilados e com as janelas abertas.
As medidas preventivas precisam ser redobradas – distanciamento, máscaras, higienização das mãos - além de estratégias específicas, como por exemplo, não cantar ou falar alto, pelo maior risco de dispersão de gotículas de saliva provenientes da boca. Durante a alimentação, de preferência manter os núcleos familiares divididos por mesas, com máximo distanciamento, retirando as máscaras apenas para comer e beber.
No caso dos condomínios, onde são comuns as festas dentro das unidades, churrasqueiras ou salão de festas, deve-se recomendar fortemente que as pessoas sigam de forma correta as principais orientações no combate a pandemia, isso é: o uso de máscaras nas áreas comuns, a disponibilização de álcool em gel para funcionários, moradores e visitantes, restrição da quantidade de pessoas e por horários nos locais.
Nestas datas festivas, nas quais estamos habituados à confraternizar e celebrar, temos mais esse desafio em lidar com tristeza e frustração, nossas e de nossos familiares, pela necessidade indispensável de renunciar à troca de abraços, de presentes, de brindes e de beijos, tão preciosos no calor da família e dos amigos.
Que 2020 se vá, silencioso e sereno, anunciando um novo ano de esperança e muita saúde para todos nós”.
Dra. Maria Carolina Maciel de Azevedo Gouveia: Pneumologista, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Associação Médica Brasileira, e Doutorado em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Por: Labs Comunicação
Imagem: Arquivo pessoal - Dra. Maria Carolina Maciel de Azevedo Gouveia
Comente e participe:

Projeto “Mãos que Cuidam” completa um ano na Beneficência Portuguesa de Amparo
Beneficência Portuguesa de Amparo na maior Feira Hospitalar 2025
Ação especial de Dia das Mães para os colaboradores
Nova capacitação sobre a aplicação da vacina BCG-ID para a equipe da Maternidade BPA
Beneficência Portuguesa de Amparo promove ação especial de páscoa para colaboradores
Colaboradores da BPA participaram de treinamento sobre Relações Interpessoais