BLOG
UTI ganhou Selo de Reconhecimento
quinta, 30 de junho de 2022
Em parceria com a Unimed Amparo (@unimedamparo) e CRD – Medicina Diagnóstica (@crdmedicinadiagnostica), a UTI da Instituição ganhou a certificação "Selo UTI Eficiente 2022 emitido pela Epimed Solutions", juntamente com a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).
O selo é atribuído às unidades de terapia intensiva (UTI) que apresentaram boa eficiência no ano anterior em relação às TMP (taxas de mortalidade) e TURP (utilização de recursos), ou seja, tiveram o número de mortes menor em comparação a gravidade dos casos.
Para a coordenadora da UTI, Lilian Lazarin, o Selo UTI Eficiente 2022 emitido pela Epimed Solutions faz parte do reconhecimento e valorização diária do trabalho em equipe.
"Esse reconhecimento nos mostra a importância do trabalho em equipe, comportamento, postura, conhecimento, dedicação e amor. Eu tenho muito orgulho da minha equipe e pelo desempenho deles diariamente, em tudo o que foi citado. Ter uma equipe unida, que não mede esforços e se ajudam entre si, faz total diferença na qualidade da assistência aos pacientes. Parabéns Equipe UTI e Equipe BPA", disse Lilian.
Também comentou da representatividade e importância do setor para a Instituição e assistência aos pacientes que precisam, principalmente no combate à pandemia de Covid-19:
"A UTI tem sido uma ferramenta de suma importância na recuperação de pacientes por covid-19, para pós-cirúrgico e para pacientes que precisam de monitorização 24 horas. A UTI foi criada na pandemia e foi onde vivemos momentos desafiadores, seja dentro da UTI ou de todo hospital. Porém, a BPA não mediu esforços para nos ajudar em todos os momentos".
Como forma de imprimir sua gratidão à Instituição e sua equipe, a coordenadora encerrou a entrevista dizendo que, mesmo em momentos difíceis, a união e esforços diários dos colaboradores fizeram e fazem a diferença para este lindo reconhecimento:
"A pandemia mostrou como nós UTI e BPA somos fortes, guerreiros e que o trabalho em equipe fez e faz toda diferença na assistência, qualidade e na dedicação. A UTI é uma necessidade dentro de um hospital e a BPA vem crescendo, se desenvolvendo cada dia mais com o setor. Expresso minha Gratidão em fazer parte da família BPA", finalizou Lilian.
Comente e participe:
Junho Vermelho: saiba da importância da Doação de Sangue
sexta, 10 de junho de 2022
Junho Vermelho é a principal campanha do mês e tem como objetivo a conscientização para a doação de sangue. É considerado um gesto de amor ao próximo e, com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas.
Em nossa região é realizada periodicamente diversas campanhas de doação de sangue em parceria com o Hemocentro e você pode consultar os pontos e mais detalhes em https://www.hemocentro.unicamp.br/seja-um-doador/doacao-de-sangue/.
Em Amparo, neste mês de junho, a coleta acontece no dia 28/06 na rua Rodrigo Silva, 171 – Centro - horário das 9:00 as 12:00 horas, segundo o site do Hemocentro.
Você sabia desses requisitos necessários? Confira a seguir:
Para ser um doador, é preciso estar com bom estado de saúde e existem alguns requisitos para isso e, de acordo com o Ministério da Saúde, são:
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue;
- No caso de coleta depois do almoço, aguarde duas horas;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já tiverem passado por essa experiência antes dos 60 anos;
- A frequência máxima anual para as mulheres é de três doações, já para os homens, de quatro doações;
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para homens e de três meses para mulheres;
- Podem doar sangue pessoas entre 16 anos e 69 anos, que estejam pesando mais de 50 quilos. Também é preciso apresentar documento oficial com foto, e jovens com menos de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis;
- Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
- O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Também de acordo com o Ministério da Saúde, são considerados critérios que impedem temporariamente o ato de doação:
- Gripe, resfriado e febre: aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Dengue: um mês após a cura;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação: até 12 meses após o parto;
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses;
- Piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação;
- Extração dentária: 72 horas;
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, ressecção de varizes: três meses;
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia: 6 meses;
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;
- Transfusão de sangue: 12 meses;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses após a exposição.
Em relação às dúvidas sobre a covid-19, se você foi diagnosticado com a doença é possível realizar a doação após dez dias da recuperação total dos sintomas e da realização do teste com resultado negativo. Em caso de contato com uma pessoa que testou positivo, é necessário aguardar sete dias após o último contato.
A doação, além de um gesto solidário que envolve muito amor ao próximo, é seguro e garante a sua qualidade de vida, assim como de até quatro outras pessoas.
A BPA apoia essa importante campanha!
Fonte: Ministério da Saúde
Comente e participe:
Últimas notícias
Beneficência Portuguesa de Amparo promoveu ação de Outubro Rosa para colaboradores
Beneficência Portuguesa de Amparo na CONAHP 2024 - Congresso Nacional dos Hospitais Privados
Beneficência Portuguesa de Amparo inaugura mais uma sala no Centro Cirúrgico
Beneficência Portuguesa de Amparo inova na implantação de novo sistema hospitalar integrado
Beneficência Portuguesa de Amparo marca presença no 22º AUDHOSP e 8ª AUDHASS