BLOG
BPA investe em novos equipamentos para a área CME – Central de Material e Esterilização
sábado, 22 de julho de 2023
No primeiro semestre de 2023, a BPA adquiriu dois importantes equipamentos modernos e tecnológicos destinados para a área CME - Central de Material e Esterilização, que garante diversos benefícios para a Instituição e também, para os colaboradores do setor, como a otimização de tempo e ainda segurança nos processos.
A Autoclave Hospitalar é destinada à esterilização de materiais de densidade, como por exemplo instrumentais e utensílios, vidros, campos e roupas cirúrgicas, entre outros. O equipamento utiliza de um vapor saturado de água sob pressão com fase de condicionamento da carga, com desempenho funcional e totalmente seguro.
Destinado à lavagem, enxágue, desinfecção térmica e secagem automática, a Termodesinfectora possui uma linha completa para a lavagem de inúmeros materiais e módulo de secagem com ar estéril.
O Blog da BPA conversou com a Gerente de Enfermagem e responsável pela área CCIH, Viviane Guerra, sobre os benefícios conquistados para os fluxos do hospital com essas importantes aquisições.
Blog da BPA: Quais são os benefícios dos novos equipamentos para o hospital?
Viviane: A Beneficência Portuguesa de Amparo, possui um alto fluxo de cirurgias. E nesse contexto, é importante que o setor de CME – Central de Material e Esterilização atenda a demanda proposta. As aquisições dos novos equipamentos proporcionam uma alta produção de insumos para realização de procedimentos cirúrgicos. Com isso atendendo as necessidades dos beneficiários.
Blog da BPA: Quais são as vantagens que a CME passa a ter após a aquisição dos novos aparelhos de autoclave e termodesinfectadora?
Viviane: A central de material e esterilização é um setor de grande importância, ela é vista como o coração do hospital, é um setor que prepara, controla e distribui materiais médicos. Os instrumentos possuem várias complexidades em seus formatos e com isso demanda uma limpeza criteriosa, portanto a lavadora termodesinfectadora atende a essa demanda, ou seja, trata de um equipamento que limpa em altas temperaturas, matando os microorganismos presentes em instrumentais. A autoclave também possui um papel muito importante, pois atua no processo de esterilização. Todo esse processo se faz necessário para garantir um procedimento cirúrgico seguro, e com aquisição desses novos equipamentos a BPA poderá atender em maior fluxo e com mais segurança.
Blog da BPA: Quais são os processos realizados após a inauguração dos equipamentos?
Viviane: A equipe passa por treinamentos com o representante para manuseio dos equipamentos, pois esses equipamentos possuem processos diferentes para cada equipamento ou instrumental.
Blog da BPA: Como responsável pela área de ccih da BPA, quais são suas considerações sobre novas aquisições?
Viviane: Com as novas aquisições, é importante ressaltar que todo processo exigido pela RDC 15 foi realizado, ou seja, a qualificação de instalação, qualificação de operação e qualificação de desempenho fazem parte do processo de segurança e de qualidade dos equipamentos. Para SCIH é importante que toda parte de instalação tenha passado por rigoroso processo de validação.
Blog da BPA: E para você quais são as expectativas com os investimentos em tecnologia para as áreas CME/ccih?
Viviane: Automatizar tarefas é muito importante, pois conseguimos agilizar vários processos, ganhar tempo, instituir qualidades e segurança. Isso só é possível com tecnologia, ela é um elo entre uma assistência de qualidade, pois reduzem ou eliminam falhas humanas. E com esse investimento em tecnologia, é possível trazer retorno em segurança para o hospital e beneficiário.
Imagem: Divulgação - Internet
Comente e participe:
Beneficência Portuguesa de Amparo promoveu ação de Outubro Rosa para colaboradores
Beneficência Portuguesa de Amparo na CONAHP 2024 - Congresso Nacional dos Hospitais Privados
Beneficência Portuguesa de Amparo inaugura mais uma sala no Centro Cirúrgico
Beneficência Portuguesa de Amparo inova na implantação de novo sistema hospitalar integrado
Beneficência Portuguesa de Amparo marca presença no 22º AUDHOSP e 8ª AUDHASS
Maternidade BPA completa 3 anos de atividades em 2024
Primeiro encontro do Plenitude Materna aconteceu no dia 28 de maio