BLOG
Novembro Azul e a saúde do homem
sábado, 14 de novembro de 2020
A campanha Novembro Azul teve origem na Austrália no ano de 2003, com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, entre elas o câncer de próstata.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais causa mortes entre os homens: 42 homens vão a óbito por dia, em decorrência da doença. E ainda, aproximadamente 3 milhões convivem com a doença.
O preconceito, a vergonha e a falta de informação são os principais motivos que impedem os homens de realizarem os exames preventivos. E somente a partir destes exames é possível obter o diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura em 90%.
Isso porque, em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. De acordo com o Dr. Renato Baldo, urologista que integra o corpo clínico da Beneficência Portuguesa de Amparo, quando os sintomas surgem, a doença já está em estado avançado. Dificuldade, dor ou ardor para urinar, sensação de bexiga cheia e urina escura, dor ao ejacular ou sêmen escurecido são alguns desses sintomas.
Como são feitos os exames preventivos?
Os principais examespara diagnosticar o câncer de próstata são o PSA e o exame de toque retal. Eles devem ser feitos pelos homens a partir de 45 anos com casos na família e a partir dos 50 para os demais.
O Dr. Renato explica que o PSA (Prostate-SpecificAntigens) pode ser avaliado por meio de um exame de sangue simples feito em laboratório, que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata.
Já o exame de toque retal, de acordo com o urologista, embora seja cercado por preconceitos, piadinhas e medo é um exame simples, rápido e muito eficiente para detectar problemas na próstata. O paciente pode sentir um incômodo durante 10 a 15 segundos, mas este exame dará importantes informações sobre o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata.
Quanto mais cedo a doença for identificada, mais eficiente será o tratamento.
Referências:
http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3086-17-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata-novembro-azul
Por: Labs Comunicação
Imagem: Arquivo pessoal - Dr. Renato Baldo
Comente e participe:
Beneficência Portuguesa de Amparo promoveu ação de Outubro Rosa para colaboradores
Beneficência Portuguesa de Amparo na CONAHP 2024 - Congresso Nacional dos Hospitais Privados
Beneficência Portuguesa de Amparo inaugura mais uma sala no Centro Cirúrgico
Beneficência Portuguesa de Amparo inova na implantação de novo sistema hospitalar integrado
Beneficência Portuguesa de Amparo marca presença no 22º AUDHOSP e 8ª AUDHASS