BLOG
Beneficência Portuguesa de Amparo ativa Comitê de Otimização de Recursos e Redução de Custos
segunda, 22 de abril de 2024
Em março de 2024, a Beneficência Portuguesa de Amparo implantou o Comitê de Otimização de Recursos e Redução de Custos visando a diminuição de despesas de forma consciente, estratégica e totalmente planejada.
Com o olhar voltado em funções corretivas, esse plano de ação discute semanalmente o planejamento, evoluções e conquistas já alcançadas nas primeiras semanas de trabalho, além do que vem por aí. A partir desse projeto, outros ainda serão implantados nos próximos meses na BPA.
Esse desafio é formado por representantes de todos os setores e áreas da Instituição com o propósito de atingir a pluralidade para o lançamento e execução das metas a serem atingidas.
“Nosso comitê vai ajudar identificar o desperdício nas diversas áreas do hospital e definir estratégias de economia para garantir que os recursos sejam usados de forma eficiente. O setor de farmácia contribui identificando oportunidades de economia e promovendo práticas eficientes de prescrição e dispensação e assim, garantir a sustentabilidade financeira da instituição, sem comprometer a qualidade do cuidado ao paciente”, disse Christiane Flaiban, coordenadora da área.
Para Magali Dematte, responsável por compras, essa estratégia é fundamental para aprender sobre como economizar em uma empresa, mas também em todos os outros lugares.
“O Comitê de Redução de Custos para a BPA é de extrema importância, pois ele não visa apenas a redução de custos, mas também a conscientização de todos os colaboradores sobre todas as economias que são possíveis de serem feitas. Com isso, não teremos estoque em excesso nos setores e nem desperdício de materiais, gerando economia e um volume menor de compras”, finalizou Magali.
Planejamento, estratégias e cuidados no padrão de atendimento
Importante ressaltar que o comitê de redução de custos não interfere na qualidade assistencial que a Beneficência Portuguesa de Amparo oferece aos seus clientes e sim, com o empenho destinado ao projeto, visa aumentar a sua gama de serviços e inovações dentro dos serviços prestados.
“O Comitê de Redução de Custos na Beneficência Portuguesa de Amparo desempenha um papel crucial na otimização dos recursos financeiros, garantindo a sustentabilidade da instituição e a qualidade dos serviços prestados. Sua atuação promove uma cultura de eficiência tanto nos setores assistenciais quanto administrativos, resultando em melhorias tangíveis na assistência ao paciente e na gestão financeira, fortalecendo a missão de oferecer cuidados de saúde de excelência”, analisou Viviane Guerra, gerente de enfermagem da Instituição.
Para Rosália, supervisora do setor higiene, o comitê não apenas identifica os processos de redução de custos, mas também promove uma cultura organizacional focada na eficiência e na otimização de recursos. “Economizar é tão importante quanto reciclar. Usando somente o útil e necessário. Sem desperdício para a empresa”, completou.
Os primeiros resultados obtidos
Em 30 dias de trabalho diário e reuniões semanais, o comitê já entende que atingiu resultados significativos em setores e que devem ser comemorados e que se tornam referência.
Esse é o exemplo do setor nutrição/cozinha, que em 1 mês de trabalho já conseguiram atingir uma redução de 53% em custos, sem modificar ou diminuir a qualidade de assistência e refeições.
“O comitê de otimização de recursos e redução de custos, criado pela administração do hospital, nos possibilita a troca de ideias e experiências; em conjunto, identificando gargalos de desperdício e ações preventivas. O comitê tem uma importância e seriedade ímpar, todos envolvidos em um único objetivo, tornar o hospital autossustentável e eficiente. Na cozinha, por exemplo, em apenas 1 mês conseguimos a redução de 53% dos custos, sem interferir na qualidade e assistência ao paciente", finalizou Augusto Vilas Boas, cozinheiro.
Imagem: Arquivo BPA - Divulgação
Comente e participe:
Beneficência Portuguesa de Amparo nomeia novos membros para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio 2024
terça, 16 de abril de 2024
Na primeira semana de abril, foram empossados os novos membros da CIPAA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, em reunião com todos os representantes.
A CIPAA é formada por colaboradores votados e indicados de Instituições para tratar assuntos pertinentes à Segurança de Trabalho, seguindo a Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214, de 08 de Junho de 1978, baixada pelo Ministério do Trabalho.
A partir de agora, a Gestão 2024 da CIPAA contará com reuniões mensais para a sequência do calendário de projetos e decisões dos novos passos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.
Para Ailton Zampolli, Coordenador de Segurança do Trabalho da Beneficência Portuguesa de Amparo, a CIPAA é uma das peças-chave para o andamento de excelência do projeto de possíveis Segurança do Trabalho e Assédio de colaboradores, seguindo a NR-5 e as leis do Ministério do Trabalho. “É um prazer liderar a área e trazer inovações anualmente para a nossa BPA”, finalizou Ailton.
Representantes da Gestão 2024
Ailton Zampolli
Alicia Barassa
Ariadne Moura
Christiane Flaiban
Elaine Cristina da Silva
Fabiana Cristina de Souza
Geni Batista
Magali Dematte
Maria Inês Lourenço
Patricia Lenci
Tiago Amaro
Viviane Guerra
Imagem: Arquivo BPA
Comente e participe:
Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) empossa a Comissão de Ética de Enfermagem da Beneficência Portuguesa de Amparo
quarta, 10 de abril de 2024
Na terça-feira (09/04), as representantes Márcia Brito (Conselheira e Coordenadora das Comissões de Ética) e Jane Barbosa (Conselheira e Coordenadora Adjunta das Comissões de Ética) do Coren-SP estiveram na Beneficência Portuguesa de Amparo para a posse da primeira Comissão de Ética de Enfermagem da Instituição, com validade de três anos, entre 2024 até 2026.
Para Márcia Brito, esse projeto vem de encontro para trazer qualidade no trabalho da enfermagem, de cunho educativo e, também, no suporte da assistência a eventos relacionados à Ética de Enfermagem.
Já a Presidente da Comissão de Ética de Enfermagem da Beneficência Portuguesa de Amparo, Rosangela da Costa Rodrigues, disse que é uma honra fazer parte dessa primeira gestão e construir em conjunto com o COREN-SP um projeto de excelência.
Equipe da primeira Comissão (2024 - 2026)
Para formar a equipe que vai fazer a primeira gestão da Comissão de Ética de Enfermagem da Beneficência Portuguesa de Amparo, foram eleitos os colaboradores:
Rosangela Rodrigues | Graziela Moraes | Fabiana de Souza | Wanessa Alves | Gislaine de Almeida | Marcelo de Souza | Alexandra de Jesus
“Os objetivos da comissão de ética de enfermagem incluem: desenvolver e promover padrões éticos na prática da enfermagem, orientar e educar os profissionais de enfermagem sobre questões éticas, avaliar e resolver dilemas éticos relacionados à prática clínica, promover a autonomia e o respeito pelos direitos dos pacientes, garantir a confidencialidade e a privacidade das informações dos pacientes, colaborar com outras partes interessadas na promoção da ética e integridade na assistência à saúde, realizar pesquisas e análises sobre questões éticas emergentes na enfermagem, fomentar uma cultura organizacional que valorize a ética e a integridade profissional, investigar e tomar medidas corretivas em casos de má conduta ética, contribuir para a construção de uma imagem positiva da profissão de enfermagem, baseada em valores éticos e morais sólidos”, disse Viviane Guerra, Gerente de Enfermagem.
Imagem: Divulgação - Arquivo BPA
Comente e participe:
Beneficência Portuguesa de Amparo promoveu ação de Outubro Rosa para colaboradores
Beneficência Portuguesa de Amparo na CONAHP 2024 - Congresso Nacional dos Hospitais Privados
Beneficência Portuguesa de Amparo inaugura mais uma sala no Centro Cirúrgico
Beneficência Portuguesa de Amparo inova na implantação de novo sistema hospitalar integrado
Beneficência Portuguesa de Amparo marca presença no 22º AUDHOSP e 8ª AUDHASS