Home do Site BPA - Beneficência Portuguesa de Amparo

BLOG


Curso Healthcare Corporate Resource Management [HCRM] com Gustavo Rocha, comandante e especialista em fatores humanos

terça, 05 de agosto de 2025

A segurança do paciente é um pilar fundamental. Por isso, nos dias 24 e 25 de julho, a Beneficência Portuguesa de Amparo, em parceria com a Unimed Amparo, realizou o curso Healthcare Corporate Resource Management – HCRM, no auditório da Sede Administrativa da cooperativa. O treinamento foi conduzido pelo facilitador e comandante Gustavo Rocha, especialista em fatores humanos e participante da série da Netflix Congonhas: Tragédia Anunciada.
 
Com uma abordagem interdisciplinar sobre gestão, qualidade e segurança do paciente, foi possível conectar práticas da aviação à gestão segura em saúde. Além disso, o treinamento proporcionou dinâmicas fundamentais sobre comunicação e experiência do paciente, por meio das técnicas apresentadas pelo experiente comandante.
 
“Parabéns à BPA – Beneficência Portuguesa de Amparo e à Unimed Amparo por investirem, de fato, na segurança do paciente, e aos participantes do curso, pelo empenho e ótimo aproveitamento. Vamos em frente, ajudando a saúde a ser tão segura quanto a aviação”, disse Gustavo Rocha.
 
Créditos: Unimed Amparo e BPA
 

Comente e participe:


UTI da Unimed Amparo em parceria com a Beneficiência Portuguesa de Amparo recebe nova certificação da Epimed Solutions e Fundação 101

sexta, 01 de agosto de 2025

A equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unimed Amparo, instalada em parceria com a Beneficência Portuguesa de Amparo, concluiu sua participação no Programa de Gestão de Melhoria Contínua em Pacientes Críticos. A iniciativa, desenvolvida pela Epimed Solutions e Fundação 101, da França, teve como foco a análise de indicadores clínicos e a adoção de estratégias para qualificar o cuidado aos pacientes graves.

No Programa, que analisou indicadores de agosto de 2024 a julho de 2025, a UTI foi reconhecida pelo compromisso diário com a melhoria contínua das práticas assistenciais e pela busca constante da excelência no cuidado aos pacientes críticos.

Para Dra. Tatiana Gozzi Pancevtoledo, Médica Coordenadora UTI e responsável pela apresentação do projeto, esse é mais um prêmio que reforça o compromisso da qualidade e eficiência em cuidados no setor.

“A UTI do Hospital Beneficência Portuguesa de Amparo ganhou a certificação do “PROGRAMA DE GESTÃO DA MELHORIA CONTÍNUA EM PACIENTES CRÍTICOS”, iniciativa da Epimed Solutions em parceria com a Instituição Francesa Fundação 101, que promoveu a análise crítica sistematizada dos indicadores clínicos e a implementação de ações estratégicas, demonstrando um compromisso com a melhoria das práticas assistenciais e a excelência no cuidado aos pacientes críticos. O Programa utiliza a base de dados do Epimed Monitor ICU Database®?, que inclui informações de mais de 1,3 milhão pacientes críticos no Brasil, para identificar áreas de melhoria e promover ações que reduzam custos, tempo de internação e incidentes, além de melhorar a experiência do paciente. Essa certificação reforça nosso compromisso com a melhoria contínua, a qualidade e a eficiência dos cuidados em UTI”, disse.

Promover o atendimento humanizado e a qualidade na experiência do paciente são pilares que estiveram sempre presentes.

“Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho. A participação da UTI no programa reforça a cultura do cuidado que promovemos diariamente. A certificação reafirma que o atendimento vai além da técnica: tem olhar atento, compromisso com a vida, dedicação em cada detalhe e coloca o paciente no centro do nosso cuidado. Em situações críticas, como as enfrentadas em uma UTI, essa cultura se torna ainda mais essencial. Ter esse trabalho reconhecido mostra que estamos no caminho certo e que Amparo dispõe de uma estrutura de excelência, comparável aos melhores centros do país”, concluiu o Diretor-Presidente da Unimed Amparo, Dr. Adalton Rafael de Toledo.

Imagem: Arquivo BPA e Unimed Amparo

Comente e participe:


Treinamento dinâmico sobre Metas Internacionais: “O quarto dos horrores”

sexta, 25 de julho de 2025

Nos dias 22 e 23 de julho, os colaboradores de assistência da Beneficência Portuguesa de Amparo participaram de um treinamento dinâmico importante para reforçar um pilar fundamental da Instituição, a Segurança do Paciente.
 
Intitulado como “O quarto dos horrores”, durante a capacitação com os profissionais é realizado uma simulação de ambiente hospitalar com erros e momentos que não estão de acordo, desrespeitando as boas práticas e os protocolos de segurança do paciente.
 
Ministrado pelo Tiago Amaro, Coordenador de Enfermagem e Segurança do Paciente, a equipe de enfermagem também recebeu todo o contexto teórico sobre o treinamento e depois, realizaram a simulação em um quarto preparado pelo profissional.
 
“O treinamento “O quarto dos horrores” é fundamental para todos os profissionais da área da saúde. Na BPA, construímos um cenário com diversos erros que podem prejudicar e os colaboradores assistenciais fizeram a análise de tudo o que estava incorreto. Concluímos com maestria mais uma capacitação, seguindo o nosso propósito de oferecer a melhor experiência e segurança aos nossos pacientes”, disse Tiago Amaro.

Imagem: Arquivo BPA

Comente e participe:


Beneficência Portuguesa de Amparo entregou maçã do amor personalizada para os colaboradores em comemoração ao mês junino

quarta, 04 de junho de 2025

O mês junino começou com muita doçura na BPA.

Na segunda (02) e terça (03), todos os colaboradores da Instituição foram agraciados com uma maçã do amor personalizada para comemorar a chegada de junho e das festividades juninas.

Essa é uma forma de reconhecimento e momento de proporcionar a leveza para cada colaborador, que se dedica integralmente ao cuidado com a saúde de nossos pacientes.


Imagem: Arquivo BPA

Comente e participe:


Projeto “Mãos que Cuidam” completa um ano na Beneficência Portuguesa de Amparo

sexta, 30 de maio de 2025

O projeto Mãos que Cuidam, realizado em parceria com a profissional Roberta Postali, completou um ano de atuação na Beneficência Portuguesa de Amparo.

A iniciativa oferece cuidados mensais em quatro dias de atendimento, sendo dois dias consecutivos, com duração de sete horas, a cada quinze dias. O agendamento é aberto a todos os colaboradores, independentemente do departamento em que atuam (assistencial ou administrativo).

O ambiente é cuidadosamente preparado para proporcionar conforto e acolhimento durante cada atendimento. Cada colaborador tem 20 minutos para relaxar e receber drenagem linfática facial, alongamentos, especialmente nas regiões cervical e lombar, exercícios de respiração e massagens.

Os atendimentos são personalizados, focando nas necessidades individuais. São oferecidas massagens com óleo aromático, pedras quentes, toalhas aquecidas, além de mensagens de autoestima e reflexões sobre saúde mental.

O diferencial da BPA está na mentalidade aberta, que reconhece a importância do ser humano para o desempenho de um bom trabalho e a consequente necessidade de bem-estar.

“A Instituição está à frente na promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Com o projeto ‘Mãos que Cuidam’, que completou um ano, a BPA promove diversas ações voltadas à melhora da saúde física e mental. Tal iniciativa prova que a soma dos esforços traz bons resultados”, afirmou Roberta Postali.

Imagem: Arquivo BPA

Comente e participe:


Beneficência Portuguesa de Amparo na maior Feira Hospitalar 2025

quinta, 22 de maio de 2025

A Beneficência Portuguesa de Amparo esteve presente na Feira Hospitalar 2025, um dos maiores encontros que conecta pessoas e negócios ao mercado da saúde há mais de 30 anos.
 
Uma experiência totalmente rica e benéfica para todos os presentes e interessados no futuro da saúde. O evento acontece na São Paulo Expo, reunindo diversas marcas com ativações e demonstrações em seus estandes, trazendo um olhar diferenciado e com a grande possibilidade de networking e benchmarking em tecnologia, mercado e saúde.
 
Estiveram presentes na Feira Hospitalar 2025 e representaram a BPA:  Patricia Lenci (Administradora Hospitalar), Glaucia Pagan (Coordenadora de Hotelaria), Viviane Guerra (Gerente de Enfermagem), Tiago Amaro (Coordenador de Enfermagem e Segurança do Paciente), Bruna Gau (Nutricionista), Rafaela Zorzetti (Coordenadora da UTI), Eliana Accorsi (CME), Magali Dematte (Compras) e Mariana Matoso (Farmacêutica).

 

Imagem: Arquivo BPA

Comente e participe:


123

Desenvolvido por