BLOG
COVID-19: BPA reforça medidas de proteção para os colaboradores
sexta, 15 de maio de 2020
Nos hospitais do mundo todo, proteger os seus profissionais da COVID-19 tem sido um grande desafio. Na Beneficência Portuguesa de Amparo (BPA) não poderia ser diferente, pois os colaboradores são o seu patrimônio mais importante.
A responsável técnica de enfermagem da BPA, Viviane Aparecida da Silva Guerra, explica que desde o anúncio da pandemia, o hospital tem adotado medidas para proporcionar o máximo de proteção e segurança para todos os colaboradores.
Dentre as práticas, a enfermeira destaca que os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são distribuídos diariamente para todos os colaboradores da instituição. Na farmácia central, os equipamentos passam por controle rigoroso e são entregues para os profissionais mediante assinatura.
As portas que dão acesso as enfermarias foram fechadas para evitar fluxos contaminados de pessoas e também foi intensificada a importância do uso do álcool gel por parte de todos os colaboradores, além da limpeza de superfície em ambiente de trabalho.
Além disso, Viviane informou que a BPA está fornecendo pijamas hospitalares para os profissionais de todos os setores usarem dentro do hospital. Após o uso, essas roupas são rigorosamente higienizadas na lavanderia do próprio hospital. E ainda, todos eles passaram por treinamento de paramentação e desparamentação com a CCIH (Comissão de Controle e Infecção Hospitalar).
A chefe de enfermagem também explicou que o espaço do refeitório foi delimitado por área contaminada, ou seja, de profissionais que atendem diretamente pacientes com suspeita de COVID-19 e não contaminada, para os demais profissionais. Outra mudança é que ao invés do sistema de buffet utilizado anteriormente, as refeições agora são servidas em marmitex montadas pelo serviço de nutrição. A mudança nessa rotina, segundo ela, foi adotada para que não haja contaminação e manipulação de talheres e pratos.
“Todas essas medidas são de extrema importância para os que colaboradores tenham segurança no atendimento ao paciente com COVID-19. A paramentação permite que o profissional consiga prestar assistência ao paciente e também se manter protegido, enquanto que a delimitação dos espaços impedem os fluxos que possam promover a contaminação”, destacou Viviane.
Por: Labs Comunicação

Últimas notícias
Retrospectiva 2025 da Beneficência Portuguesa de Amparo
Tradição e reconhecimento marcam a entrega das Cestas de Natal na Beneficência Portuguesa de Amparo
Campanha de Fim de Ano da Beneficência Portuguesa de Amparo é destaque na SRTV
Beneficência Portuguesa de Amparo lança campanha de fim de ano valorizando seus colaboradores
Beneficência Portuguesa de Amparo lança vídeo institucional sobre o projeto Gestão que Acolhe
Beneficência Portuguesa de Amparo realizou um novo encontro Plenitude Materna no dia 30 de setembro
Maternidade da Beneficência Portuguesa de Amparo completa 4 anos de atividades
Colaboradoras da BPA recebem capacitação sobre superfícies mais tocadas
