Home do Site BPA - Beneficência Portuguesa de Amparo

BLOG

9 de junho: Dia da Imunização

terça, 09 de junho de 2020

Você já parou para pensar que a vacinação é uma das mais importantes conquistas da humanidade? Em quantas mortes foram evitadas? Quantas doenças foram erradicadas? E como a saúde e a qualidade de vida da população são diretamente afetadas pelas práticas de imunização? 
 
As vacinas são essenciais porque permitem a imunização preventiva, evitando o adoecimento e também as complicações de doenças que muitas vezes podem ser fatais.  
 
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) explica que as vacinas protegem o organismo de doenças causadas por agentes infecciosos, os vírus e bactérias. Esses agentes ao invadir o organismo atacam as células e se multiplicam causando infecções. Quando o organismo recebe a vacina, seu sistema imunológico é estimulado a produzir os anticorpos que atuam contra esses agentes. 
 
Além disso, o organismo conta com uma memória imunológica, ou seja, ele tem a capacidade de lembrar das ameaças que já combateu, reativando o processo de proteção. Por isso, algumas doenças não ocorrem duas vezes na mesma pessoa, seja porque o organismo já a contraiu e se curou ou porque recebeu a vacina para se prevenir dela. 
 
Porém, nem todas as infecções e vacinas agem dessa maneira. Algumas delas, não geram proteção para toda a vida. Por isso algumas vacinas precisam ser reforçadas de tempos em tempos, como é o caso das vacinas para doença meningocócica, a difteria, o tétano e a coqueluche.
 
E sim, as vacinas são seguras. Muito embora sejam frequentes boatos tentando desacreditar sobre a eficácia das vacinas, bem como teorias da conspiração e movimentos antivacina que tem se espalhado mundo afora, prejudicando todo um esforço da ciência em prol da saúde pública. 
 
O Ministério da Saúde explica que toda vacina licenciada para uso passa por diversas fases de avaliação para garantir sua segurança. No Brasil esse controle é feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que além dessa etapa anterior a aprovação continua realizando o monitoramento da vacina mesmo após o seu licenciamento.
 
Ainda de acordo com o Ministério, os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos das reações temporárias que podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, como febre e dor local, por exemplo. 
 
Vacinação no Brasil

 A vacinação é um dos mais importantes investimentos na saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. O Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas, cuja proteção inicia nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.
 
Quer saber mais sobre o assunto? Consulte:
Crédito imagem: Pixbay
 
 

 

 

Desenvolvido por