BLOG
Saiba mais sobre a importância do sono para uma vida saudável
segunda, 31 de agosto de 2020
Em entrevista ao Blog da BPA, o diretor técnico da Beneficência Portuguesa de Amparo, Dr. Caio Vinícius Ruiz, explica que alimentação regrada e atividade física são hábitos que contribuem para uma boa noite de sono.
Assim como a alimentação e a ingestão de água, o sono é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Mas, nos tempos atuais, o estresse, a ansiedade, o acúmulo de trabalho e o uso excessivo de tecnologias tem prejudicado o sono de muita gente. Para falar um pouco mais sobre esse assunto, o Blog da BPA entrevistou o Dr. Caio Vinícius Ruiz sobre a importância e os cuidados que devemos ter nesses momentos necessários de descanso.
Blog da BPA: Quantas horas de sono são necessárias para um repouso de qualidade?
Dr. Caio Ruiz: A quantidade ideal de sono depende da faixa etária, porém existe um mínimo de horas de sono que devem ser respeitadas. Adultos devem dormir de 7 a 9 horas, crianças e adolescentes em torno de 10 horas. O que se recomenda é não dormir menos que 6 horas ou mais que 11 horas.
Blog da BPA: Quais são as condições ideais para uma boa noite de sono?
Dr. Caio Ruiz: Um ambiente tranquilo, sem barulhos, preferencialmente escuro. Além disso, é preciso respeitar as horas de sono.
Blog da BPA: De que modo a tecnologia e a sobrecarga de informações disponíveis na internet tem afetado a qualidade do sono das pessoas?
Dr. Caio Ruiz: Hoje em dia a tecnologia, os estímulos e a sobrecarga de informações levam a uma alteração do ciclo circadiano (relógio biológico) e a diminuição do estímulo de produção de melatonina que é o hormônio regulador do sono.
Blog da BPA: O cenário que estamos vivendo por conta da Covid-19 ou o próprio vírus podem interferir de alguma maneira na qualidade do sono?
Dr. Caio Ruiz: Qualquer processo infeccioso e/ou inflamatório pode interferir no sono. Mesmo que o indivíduo não adoeça com o vírus, o estresse causado pela mudança na rotina e o próprio medo da possibilidade de contaminação pode causar estresse e interferir no sono.
Blog da BPA: E a insônia pode ser controlada sem o uso de medicamentos?
Dr. Caio Ruiz: Sem dúvida. A insônia está diretamente ligada aos nossos hábitos e aos estímulos ambientais que recebemos nas 24 horas do dia. Por isso, é importante mantermos um peso adequado, alimentação saudável, prática diária de atividade física, evitar uso da tecnologia no período noturno e criar uma rotina de horário para dormir.
Blog da BPA: O ronco é uma queixa comum quando se trata de sono. Quando ele pode se tornar prejudicial?
Dr. Caio Ruiz: O ronco pode estar relacionado com a Apneia Obstrutiva do sono que é uma desordem caracterizada por períodos de apneia e hipopneia obstrutivas, causadas pelo colapso repetitivo das vias aéreas superiores durante o sono. Ou seja, o indivíduo para de respirar durante períodos da noite e isso causa a diminuição da oxigenação e uma desordem metabólica.
Blog da BPA: Quais são os tratamentos recomendados para a Apneia?
Dr. Caio Ruiz: A Apneia é uma doença crônica que requer gestão multidisciplinar em longo prazo. Os objetivos do tratamento são resolver os sinais e sintomas, melhorar a qualidade do sono, normalizar a saturação de oxigênio e os episódios de apneia/hipopneia. A terapia inicial deve ser sempre a oferta de pressão positiva às vias aéreas (CPAP). Pacientes com apneia obstrutiva do sono leve a moderada que optam por outra forma de tratamento ou que não respondem à pressão positiva podem fazer uso de aparelhos orais. Nos casos graves, cirurgias em vias aéreas superiores podem ser alternativas.
Blog da BPA: E quais são os cuidados que a pessoa que sofre de apneia pode adotar para dormir melhor?
Dr. Caio Ruiz: Evitar a ingestão de bebida alcoólica, praticar atividade física diariamente e dormir de lado. Para os casos leves de apneia do sono, também é recomendado evitar medicamentos indutores do sono, como por exemplo benzodiazepínicos, antidepressivos e opioides. De qualquer modo é necessário acompanhamento médico para prescrever o tratamento mais adequado para cada caso.
Por: Labs Comunicação
Imagem: Arquivo pessoal – Dr. Caio Vinícius Ruiz

Retrospectiva 2025 da Beneficência Portuguesa de Amparo
Tradição e reconhecimento marcam a entrega das Cestas de Natal na Beneficência Portuguesa de Amparo
Campanha de Fim de Ano da Beneficência Portuguesa de Amparo é destaque na SRTV
Beneficência Portuguesa de Amparo lança campanha de fim de ano valorizando seus colaboradores
Beneficência Portuguesa de Amparo lança vídeo institucional sobre o projeto Gestão que Acolhe
Beneficência Portuguesa de Amparo realizou um novo encontro Plenitude Materna no dia 30 de setembro
Maternidade da Beneficência Portuguesa de Amparo completa 4 anos de atividades
Colaboradoras da BPA recebem capacitação sobre superfícies mais tocadas
