BLOG
Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama
quarta, 14 de outubro de 2020
O movimento Outubro Rosa surgiu com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, tendo em vista que a descoberta da doença no seu início reduz de maneira significativa as chances de morte.
A campanha teve início em 1990 em uma corrida realizada em Nova Iorque para arrecadar fundos para a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation e foi crescendo até que outubro foi instituído o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos e posteriormente o movimento foi se espalhando pelo mundo.
Desde então, diversas entidades, entre elas a Beneficência Portuguesa de Amparo (BPA), passaram a apoiar e dar visibilidade a causa, realizando ações para alertar e disseminar informações sobre as formas de prevenir este que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama apresenta sintomas como caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor na mama; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo, pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço e saída de líquido dos mamilos. Por isso, ao notar algum destes sintomas, a mulher deve procurar imediatamente um médico para avaliação.
Mas, antes do aparecimento dos sintomas, é possível detectar o câncer de mama realizando exames clínicos anualmente no médico ginecologista. Mulheres a partir dos 40 anos e também aquelas com casos na família devem realizar o exame de mamografia todos os anos.
Por fim, o autoexame feito com frequência é também uma maneira de conhecer o próprio corpo e identificar sinais que devem ser investigados.
Como fazer o autoexame:
- Apoie o braço esquerdo sobre a cabeça;
- Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda, tocando-a com a polpa dos dedos de um lado para o outro e depois em movimentos circulares de cima para baixo;
- Repita o mesmo procedimento na outra mama.
É muito importante que todas as mulheres saibam que essas atitudes preventivas salvam vidas, pois quanto antes o câncer for descoberto, mais cedo ele será tratado e maiores as chances de recuperação. Por isso, espalhe essas informações para todas as mulheres que você conhece.
Por: Labs Comunicação
Imagem: Arquivo BPA

Retrospectiva 2025 da Beneficência Portuguesa de Amparo
Tradição e reconhecimento marcam a entrega das Cestas de Natal na Beneficência Portuguesa de Amparo
Campanha de Fim de Ano da Beneficência Portuguesa de Amparo é destaque na SRTV
Beneficência Portuguesa de Amparo lança campanha de fim de ano valorizando seus colaboradores
Beneficência Portuguesa de Amparo lança vídeo institucional sobre o projeto Gestão que Acolhe
Beneficência Portuguesa de Amparo realizou um novo encontro Plenitude Materna no dia 30 de setembro
Maternidade da Beneficência Portuguesa de Amparo completa 4 anos de atividades
Colaboradoras da BPA recebem capacitação sobre superfícies mais tocadas
