Home do Site BPA - Beneficência Portuguesa de Amparo

BLOG


Entenda as principais causas e sintomas da baixa imunidade

sexta, 11 de dezembro de 2020

O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo de infecções ou doenças. E são diversos os fatores que contribuem para que ele esteja fortalecido ou enfraquecido. Por isso é que, aparentemente diante das mesmas condições, algumas pessoas desenvolvem sintomas mais severos ao entrar em contato com vírus, bactérias ou outros micro-organismos.

E como identificar sintomas da baixa imunidade?

Os sintomas da baixa imunidade estão ligados diretamente com a falta de defesa do organismo. A má alimentação é um dos principais fatores que causam essa disfunção, pois a falta de nutrientes e vitaminas consideradas essenciais para o corpo podem causar a queda da imunidade e outras tantas doenças ligadas direta ou indiretamente.

Quando o sistema imunológico está enfraquecido, o organismo responde com alguns sinais, como por exemplo:

- Febres e calafrios frequentes;

  • - Náuseas, vômitos e diarreias;

- Gripes que podem perdurar por semanas;

- Infecções respiratórias constantes e que podem ser persistentes;

- Deficiências de vitaminas no organismo, pincipalmente B12 e D3;

  • - Frequência de queda de cabelos e enfraquecimento das unhas;

- Otites, herpes, amigdalite.

Ao notar esses sintomas é fundamental procurar um médico para que ele possa indicar o tratamento adequado para cada caso. Mas, é importante dizer que não é preciso esperar o aparecimento destes sinais para verificar como anda a sua imunidade. Nas consultas médicas de rotina é possível analisar as condições do organismo a partir de exames de sangue.  

E ainda, adotar hábitos que contribuem para fortalecer o sistema imunológico, como uma alimentação equilibrada com o consumo diário de frutas, legumes e verduras; tomar bastante água e praticar atividades físicas com frequência são as três atitudes mais importantes para aumentar a imunidade. 

Quando a atenção com a saúde é deixada de lado, o organismo fica vulnerável e se torna um ambiente propício para a instalação de parasitas. Por isso, os hábitos saudáveis e os cuidados especializados com a saúde devem ser parte da rotina.

 

Por: Labs Comunicação

Imagem: Banco de imagens

Comente e participe:


Desenvolvido por